A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) lançaram, na quarta-feira (2/7), o edital do Desafio ABDI e Brasil Júnior de Inovação – Edição Nova Indústria Brasil. A iniciativa tem como objetivo selecionar, estruturar e premiar três ideias inovadoras que apresentem soluções para desafios reais enfrentados pela indústria do país.
Podem participar empresas juniores confederadas à Brasil Júnior, instituição que representa cerca de 1,5 mil empresas criadas em universidades e mais de 20 mil jovens empresários do país. Na Região Norte, são 72 empresas, com maioria no Pará (33), seguidas por Amazonas (13), Tocantins (10), Rondônia (6), Acre (5), Amapá (3) e Roraima (2). As inscrições de projetos podem ser feitas até o dia 20 de julho, por meio da plataforma Prosas.
Ao todo, o Desafio ABDI e Brasil Júnior de Inovação - Edição Nova Indústria Brasil vai destinar R$ 60 mil às iniciativas premiadas, sendo R$ 20 mil para cada projeto vencedor. As propostas devem ser voltadas à criação, prototipação e validação de soluções inovadoras alinhadas à três das seis Missões da Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial que pretende impulsionar o desenvolvimento nacional, até 2033, com sustentabilidade e inovação.
São elas: Infraestrutura, Mobilidade e Saneamento Sustentável (Missão 3), que contempla soluções para desafios urbanos; Transformação Digital da Indústria (Missão 4), com foco na modernização de micro e pequenas empresas; e Bioeconomia, Descarbonização, Transição e Segurança Energética (Missão 5), que abrange propostas para utilização de tecnologias limpas, energias renováveis, eficiência energética e economia circular.
De acordo com a gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, Isabela Gaya, o propósito da iniciativa é fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras pelas empresas que nascem nas universidades, de forma a impactar a indústria nacional. “Com isso, buscamos estimular o protagonismo da juventude universitária brasileira, promovendo a experimentação empreendedora e a contribuição para a reindustrialização sustentável do país, alinhadas, claro, às diretrizes da NIB”, explica.
Para o presidente da Brasil Junior, Caio Leal, selecionar e premiar projetos inovadores provenientes de empresas juniores é essencial para reconhecer e valorizar a criatividade e esforço da juventude brasileira. “Temos a capacidade de pensar fora da caixinha e, ao fazermos parte dessa iniciativa com a ABDI, podemos nos tornar agentes de transformação que podem solucionar problemas-chave da indústria nacional”, acredita.
Empresas juniores no país
Das 1,5 mil empresas juniores confederadas à Brasil Junior, a maioria opera na Região Sudeste (594). Minas Gerais é o estado com a maior quantidade na região (270), seguido por São Paulo (212), Rio de Janeiro (76) e Espírito Santo (27), de acordo com dados da Confederação. O Nordeste aparece na sequência, com 377 empresas, tendo a Bahia o maior número (76), seguida por Ceará (63), Rio Grande do Norte (61), Paraíba (43), Pernambuco (41), Alagoas (33), Maranhão (27), Sergipe (22) e Piauí (11).
Na Região Sul, 262 empresas juniores são confederadas, sendo 137 no Paraná, 66 em Santa Catarina e 59 no Rio Grande do Sul. Das 139 empresas do Centro-oeste, a maioria está no Distrito Federal (57), seguida do Goiás (38), Mato Grosso do Sul (26) e Mato Grosso (18). Já a Região Norte possui 72 empresas criadas em universidades, com maioria no Pará (33), seguidas por Amazonas (13), Tocantins (10), Rondônia (6), Acre (5), Amapá (3) e Roraima (2).
Etapas do Desafio
O Desafio ABDI e Brasil Júnior de Inovação – Edição Nova Indústria Brasil ocorrerá em seis etapas.
Etapa I – Inscrição: nesta etapa, as empresas juniores interessadas deverão submeter suas propostas por meio da Plataforma Prosas (desafiodeinovacaonib.prosas.com.br), até 20 de julho.
Etapa II – Seleção: nesta fase, uma banca de especialistas avaliará as propostas apresentadas e selecionará 15 equipes, 5 para cada categoria/Missão da NIB.
Etapa III – Aceleração: aqui, as equipes selecionadas passarão por sessões de mentoria com especialistas, com foco na qualificação técnica, estratégica e no aprimoramento das soluções apresentadas. Ao final desta etapa, as equipes deverão submeter as propostas aprimoradas, por meio da Plataforma Prosas, até a data estipulada no cronograma, para participar da próxima etapa, que será realizada no Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ 2025), em João Pessoa, na Paraíba, entre os dias 28 e 31 de agosto.
Etapa IV – Validação no ENEJ 2025: nesta fase, os participantes apresentarão seus projetos em formato de pitch. Eles receberão feedbacks técnicos e estratégicos fornecidos por avaliadores convidados, contribuindo para o fortalecimento e a visibilidade institucional dos projetos.
Etapa V – Seleção Final: após o evento, as 15 equipes deverão submeter suas propostas aprimoradas. Com base na análise de mérito, serão selecionados nove projetos finalistas – três para cada Missão da NIB.
Etapa VI – Premiação: na etapa final do Desafio, as nove equipes finalistas apresentarão seus projetos, em formato de pitch temáticos, durante a programação do Concentra DF, que ocorrerá no Festival Curicaca – evento que será realizado de 7 a 11 de outubro, em Brasília-DF. Ao final, serão premiadas as três melhores propostas do Desafio ABDI e Brasil Júnior de Inovação, uma por missão temática.
