- Reparos programados visam manter a qualidade nos serviços de fornecimento de energia
- Podas de árvores e substituição de postes estão entre as benfeitorias efetuadas nos municípios da região
- Com tecnologia de ponta e equipes qualificadas, a companhia realiza obras de manutenção com linha energizada (linha viva), sem incômodo para os clientes
Somente em 2024, com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços de energia elétrica para os consumidores, a Energisa Acre realizou mais de 4,7 mil manutenções preventivas na rede elétrica e 54 mil podas de árvores em áreas urbanas e rurais no Estado do Acre.
Isso significa que mais de 7.577 quilômetros de rede elétrica receberam manutenções e 94 mil estruturas foram inspecionadas.
De acordo com o coordenador de planejamento da Energisa Acre, John Rellysson de Souza, essas atuações periódicas contribuem para reduzir a incidência de ocorrências de falta energia.
“Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substitui-los por novos e mais modernos, antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura”, explicou.
Tecnologia em benefício do cliente
Visando garantir a continuidade do fornecimento de energia durante as manutenções, a Energisa investe em diversas tecnologias. Uma dessas importantes frentes tecnológicas é o serviço conhecido como “Trabalho em Linha Viva”. Nesse procedimento são utilizados veículos com cestos aéreos (ferramenta acoplada no caminhão com altura de 10 a 13 metros), escada, plataforma e equipamentos que isolam a rede elétrica, e permitem que os eletricistas tenham contato com a rede elétrica de média tensão, em segurança.
“Toda a operação é planejada justamente para que o cliente não seja afetado durante a execução dos serviços de manutenção, ou seja, o trabalho executado em Linha Viva é realizado com a rede ligada, o que não causa transtorno aos consumidores. Além disso, os profissionais envolvidos nos serviços executados em Linha Viva são especialistas nesse tipo de operação, passam por um treinamento diferenciado e usam todos os equipamentos de proteção individual e coletivo para trabalharem em contato com a rede de média tensão ligada, com segurança”, explicou o coordenador.
Desligamento programado
Por questões técnicas e de segurança da comunidade e dos colaboradores empenhados nas manutenções, há situações específicas em que é necessário o desligamento da rede elétrica durante os procedimentos. “Nesses casos, a Energisa tem o compromisso de informar aos clientes com 72 horas de antecedência para que tenham ciência do intervalo e se programem para o período em que a rede elétrica estará desligada”.
Os comunicados de desligamento programado apresentam as regiões que receberão a melhoria, hora de início e previsão do horário de finalização do serviço. Os clientes têm acesso a essas informações por meio do site da Energisa, avisos em rádios locais, aplicativo Energisa On e envio de SMS para os números cadastrados na empresa. Vale ressaltar que o desligamento da rede elétrica só ocorre quando for realmente necessário.
Para saber se a sua região está passando por esse processo de melhoria, basta acessar o site www.energisa.com.br e clicar no banner “desligamento programado”. John lembra que a rede elétrica é aérea e pode ser afetada por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, a manutenção se transforma em emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tanto os colaboradores quanto os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”, diz.