De acordo com a Defesa Civil Municipal, a erosão é consequência da última enxurrada ocorrida no mês de fevereiro deste ano.
Ainda em decorrência da última enxurrada, que ocorreu no mês de fevereiro deste ano, houve uma intensificação na movimentação de terra en torno do igarapé São Francisco, e na tarde do último sábado, 13, ocorreu um desmoronamento e a situação acabou destruindo uma casa por completo, e mais duas com estrutura danificadas. O fato ocorreu no bairro Baixada da Colina.
A Defesa Civil foi acionada pelo o 193, e logo direcionou uma equipe ao local, diante da situação acionou a Secretaria municipal de Assistência Social e retornou ao local na manhã deste domingo, 14. A atuação imediata por parte da Defesa Civil de Rio Branco, mobilizou os agentes e demais órgãos públicos envolvidos, para acelerar a assistência devida às famílias.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio, tenente-coronel José Glácio, que esteve no local com a equipe, um relatório será realizado e direcionado aos órgãos responsáveis para a Assistência devida.