A Embratur vem realizando ações de divulgações dos atrativos turísticos brasileiro para o público italiano, baseando-se na relação comercial e histórica de imigrantes que contribuíram com a economia do país.
O Brasil tem buscado retomar seu
fluxo de comercialização de viagens que acabou sendo um dos primeiros e
principais setores a sofrer com a pandemia, que mesmo após quatro anos, ainda
não chegou ao nível que antecedeu a crise de saúde mundial.
Juntamente com empresas e
consultorias nos países europeus, a Embratur tem realizado constantes campanhas
de divulgação, assim como o levantamento do que mais é procurado pelos
estrangeiros nas regiões brasileiras. Só no ano de 2023, registrou-se quase 130
mil turistas de nacionalidade italiana chegando no Brasil.
Neste ano de 2024, os meses de
fevereiro e abril foram os que registraram maior entrada estrangeira, que se
comparado ao ano passado, houve um crescimento de mais de 30%. Quando se
observa os dados por região, o Norte é liderado por Manaus, mesmo com uma queda
de 50% do que costumava receber em anos anteriores.
Segundo o levantamento, parte do que atrai os turistas está relacionado a 37% a Cultura Brasileira, 13% gastronomia brasileira, 39% ao clima, 38% sol e praia, 28% natureza e biodiversidade. Dentro dos eixos apresentados o Estado do Acre pode se destacar através do aprendizado de novas culturas, ver e experimentar novos lugares.
Isso leva a crer que o Acre pode
se destacar com os demais estados do norte, por ter atrativos naturais, como o
caso do Croa e do Parque Nacional da Serra do Divisor, sem esquecer que a
população local tem começado a identificar como um negócio lucrativo para todos.
O Estado do Acre tem realizado trabalhos nos municípios, buscando identificar e fortalecer o Turismo de Base Comunitária (TBC), o seu caso de sucesso tem sido a região do Juruá, onde passa a crescer outro segmento, o observatório de pássaros que ainda só existem naquela região.
Os atrativos acreanos se encaixam
nos pontos de destaque elencados pela Embratur como mochileiros, ecoturismo,
viajante a procura de cultura e a gastronomia. Sem esquecer a visita a parentes
e turismo de negócio.
Para que o turismo local possa
avançar com as proposta colocadas pelo empresariado e as idealizações do
estado, se faz necessário implementar uma educação com a própria população para
entender que ela está inserida neste ciclo do fortalecimento do trade e da
economia.