O deputado estadual Pablo Bregense trouxe à tona, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) desta terça-feira, 19, a urgência de solucionar o problema iminente de desabastecimento em Santa Rosa do Purus, após o trágico acidente aéreo que vitimou o empresário Sidney Estuardo Hoyle na segunda-feira, 18, em Manoel Urbano. Hoyle desempenhava um papel essencial no abastecimento de mercadorias na região por meio de transporte fluvial.
Expressando solidariedade à família enlutada, Bregense enfatizou a importância da construção de uma estrada que ligue Manoel Urbano a Santa Rosa do Purus, uma demanda há muito tempo negligenciada devido a questões territoriais com comunidades indígenas. “Essa estrada é uma necessidade imprescindível para a população de Santa Rosa do Purus. Estamos perdendo as pessoas que praticamente garantiam o sustento da região. Só quem sabe o que essa família está passando são as pessoas mais próximas”, pontuou o parlamentar.
O deputado também não hesitou em repudiar as companhias aéreas que operam na região, afirmando a necessidade de tratamento igualitário no transporte aéreo, após a veiculação de um vídeo no qual um representante da empresa profere falas xenofóbicas voltadas à população indígena. “Quero que essa Casa emita uma nota de repúdio a essas empresas aéreas. Que segregação é essa? Está na hora de tratar seres humanos como seres humanos”, declarou Bregense.
Além disso, o parlamentar relatou suas recentes atividades em Brasília (DF), onde, juntamente com outros membros da bancada estadual, conseguiu garantias para a reconstrução do trecho crítico da BR-364 entre Sena Madureira e Feijó. Essas conquistas, segundo Bregense, são essenciais para amenizar os problemas enfrentados pelos municípios acreanos afetados pelas enchentes. Por fim, o deputado reforçou suas condolências à família do empresário Sidney Hoyle e a gratidão aos colaboradores que auxiliaram nas questões logísticas e de perícia relacionadas ao acidente.