Cumprindo seu papel de agentes do governo federal, os Correios disponibilizaram toda sua rede de atendimento no Acre para receber doações para as vítimas das chuvas que atingiram o estado.
Até o dia 21 de abril, serão aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal e itens de vestuário. Além de coletar os donativos, a estatal também irá transportar gratuitamente as doações às prefeituras dos municípios afetados pelos temporais. Não haverá nenhum custo aos doadores.
Somado a isso, os Correios irão doar, também, itens de vestuário, brinquedos e utensílios domésticos aos atingidos pelas chuvas, totalizando cerca de 10 mil objetos. As doações são objetos de refugo, ou seja, que passaram por todas as tentativas de entrega, não foram procurados pelos destinatários nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, afirma que a operação reforça o papel da empresa como braço do governo federal em ações de promoção da cidadania, incluindo auxílio em situações de emergência. "Os Correios são os maiores operadores logísticos do país e demonstram, mais uma vez, que são fundamentais para levar mais cidadania para todos os pontos do Brasil”, destaca.
A estatal tem atuado nesse sentido por meio do programa Correios Solidariedade Expressa, que permite, além da doação de objetos de refugo, ações como o recebimento de donativos na rede de agências presente em todos os municípios do Brasil e o transporte de doações para as regiões afetadas.
A única agência do Acre que não receberá os donativos é a de Brasileia, que se encontra momentaneamente fora de operação em decorrência da cheia dos rios.