“Cidadania em Ação na Escola” é a nova proposta do Núcleo da Cidadania da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do Programa Defensores do Futuro. A iniciativa que tem como objetivo desenvolver atividades educativas voltadas para a educação cidadã de jovens e familiares é promovida através do Convênio nº 902172/2020, que possibilita a adesão das escolas estaduais João Batista Aguiar e Paulo Freire, ambas de Rio Branco.
O projeto inclui a contratação de 30 alunos bolsistas por um período de 6 meses, os quais receberão formação para conduzir encontros formativos, como rodas de conversa, abordando temas relacionados à cidadania, direitos individuais e coletivos.
Além disso, o projeto prevê a realização de palestras sobre cidadania e proteção à criança e adolescente destinadas a profissionais da escola, pais e responsáveis. As ações visam promover a educação cidadã, estimulando a discussão sobre direitos, responsabilidades e temas relevantes para o desenvolvimento dos jovens e suas famílias.
O coordenador do Núcleo da Cidadania, defensor público Celso Araújo destaca a importância de promover estas iniciativas. “Acreditamos que a educação transforma, a educação tem o poder de mudar a nossa realidade, por isso, a nossa instituição tem incentivado e pensado em projetos que garantam esses direitos, tanto para nossas crianças e adolescentes, como para jovens e toda sua família, atendendo assim a comunidade em geral”, disse.
As atividades realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) através da Divisão de Segurança Escolar, estão previstas para iniciar no mês de março.
“As parcerias são fundamentais para o desenvolvimento do projeto. Nossa finalidade é construir caminhos e possibilidades para os jovens, bem como através deles alcançarmos os demais componentes do âmbito familiar”, ressaltou a coordenadora do programa Defensores do Futuro, Rosiane Lima.