Após a celebração natalina, onde as famílias se confraternizaram na cidade, agora, Rio Branco, se prepara para uma grande jornada de folia. Será o Carnaval da tradição e da alegria.
A Praça da Revolução vai voltar a ser o palco do Carnaval como antigamente, aproveitando a sintonia e a energia, a confraternização que foi das famílias nesse espaço aqui durante o período do Natal.
Será um mergulho nas raízes, uma ressurreição do carnaval de antigamente, quando as ruas do centro da cidade eram palco de alegria, paz e respeito. O local foi escolhido devido a sua importância histórica e capacidade para receber grandes públicos.
O aposentado, Francisco da Silva, era brincante na época, sentado no banco da praça ele lembra como era o carnaval de antigamente.
“Os cavernosos, tinha o urubu cheiroso. Quando terminavam os desfiles, eles vinham todos para cá.”
O pré-carnaval será de 02 a 04 de fevereiro, no Coreto da Praça e o Carnaval Oficial começa dia 09 e se estenderá até o dia 14 de fevereiro, no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Rui Barbosa.
Em uma coletiva a imprensa na manhã desta terça-feira, o prefeito Tião Bocalom, falou de como a prefeitura está se programando para o evento.
“Nós resolvemos fazer aqui no centro para resgatar o carnaval como antigamente, o espaço é menor, mas a segurança com certeza é bem maior, o acesso pra todos que vem dos bairros acredito que seja bem menor, pois está bem próximo do terminal. A prefeitura realizará o Carnaval 2024 na Praça da Revolução, aonde já tivemos um sucesso total nos festejos natalinos. Será um resgate cultural.”
O prefeito explicou ainda que nos bairros também haverá folia, ele disse que a a prefeitura dará todo o apoio logístico para a realização dos eventos.
“A Prefeitura estará diretamente ajudando através da FGB a todos os eventos que sempre acontece aqui nos bairros. Então, não é porque nós vamos fazer o Carnaval aqui no centro que irá estragar os carnavais dos bairros, absolutamente”.
“O apoio logístico vai depender muito daquilo que os bairros vão trazer para a prefeitura como proposta, então a gente deixa em aberto até o dia 25, até o dia 19, para que esses blocos, para que esses presidentes de bairro possam procurar FGB, apresentar sua demanda e a gente dá uma devolutiva daquilo que a prefeitura vai poder ajudá-lo para fazer seu carnaval tradicional”, destacou o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Andeson Nascimento.