O deputado Emerson Jarude (Partido Novo) fez um discurso durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (06), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), afirmando que há coisas na política em que a tolerância deve ser zero, e a principal delas é o descaso com a saúde pública. O parlamentar expressou sua preocupação diante do bloqueio de passagens aéreas para Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no Estado.
Jarude ressaltou que, após denunciar o bloqueio dessas passagens, recebeu como resposta do governo um silêncio que considera inaceitável. Ele compartilhou a angústia dos familiares de pacientes que dependem desse auxílio e que estão sem informações ou sobre quando poderão realizar seus tratamentos de saúde, ou retornar para o Estado, no caso dos que estão em hospitais de fora.
Diante dessa situação, o parlamentar protocolou no Ministério Público um pedido de investigação sobre o bloqueio das passagens aéreas do TFD no Acre. Ele enfatizou a urgência em resolver esse impasse, especialmente considerando que, recentemente, o governo realizou a suplementação de orçamento em mais de R$ 700 milhões, destinando inclusive, um montante para a aquisição de passagens pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).
O parlamentar concluiu seu discurso expressando a expectativa de que o governador Gladson Cameli (PP) resolva essa situação rapidamente, permitindo que a população seja informada sobre a retomada efetiva desse serviço essencial à saúde pública.
“Espero que o governador resolva essa situação o quanto antes, para que enfim possamos dizer aos acreanos que dependem desse auxílio, quando esse serviço vai voltar a funcionar”, concluiu.
Texto: Andressa Oliveira
Foto: Sérgio Vale