Defensoria participa de reunião sobre termo de cooperação para fiscalizar e combater uso da linha chilena e cerol no Acre


A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) representada pela defensora pública Juliana Caobianco, participou da reunião de alinhamento sobre ações educativas  e de fiscalização no combate ao uso da linha chilena e do cerol, como são conhecidas os tipos de linhas cortantes comumente utilizadas para soltar pipa, brincadeira bastante difundida entre a população acreana. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 6, na sede do Procon, em Rio Branco.

O encontro reuniu diversos representantes de órgãos ligados à atuação direta nessa área, mas também os que visam promover ações educativas e pedagógicas. Foram discutidas a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para direcionar as demandas às instituições, palestras em escolas e atividades culturais e lúdicas que orientem a comunidade e chamem atenção para a causa.

A defensora Juliana Caobianco explicou que a Defensoria Pública se coloca como parceira para orientar juridicamente a população sobre as leis em vigor e também para levar educação em direitos, em especial às crianças e jovens, fortalecendo, assim, o caráter preventivo e pedagógico da campanha. "Essa reunião de esforços encabeçada pelo Procon é importante para dar efetividade a Lei municipal e estadual que proíbe o comércio e a utilização de artefatos usados para soltura de pipa que coloquem em risco à coletividade, evitando acidentes", disse.

Ela também destacou a relevância do Termo de Cooperação Técnica. “O termo visa conscientizar e incentivar o uso de pipas de forma responsável, garantindo que essa brincadeira saudável, que também é um esporte, seja praticado com segurança e de acordo com a lei. Para tanto, o termo também visa à fiscalização e promoção de ações convergentes para tal finalidade”, finalizou.

Participaram membros de vários setores do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), também da Polícia Rodoviária Federal (PRF), RBTrans, Ministério Público, Assembleia Legislativa do Acre (Alec), da Coord. Integrada de Fiscalização de Trânsito (CIFTRAN) entre outras autoridades.



Victor Augusto

Prazer, Victor Augusto, 37 anos, acreano, jornalista e académico de direito. Por isso, criei este espaço onde compartilho minhas experiências e aprendizados. Afinal, acredito que conhecimento deve ser diário para nossa evolução. Por aqui, abordo assuntos sobre estilo de vida, com ênfase em levar uma vida baseada na informação, já que é minha área de formação e atuação.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem