Em alusão ao Outubro Verde, mês dedicado à Campanha Nacional de Mobilização para o Combate à Sífilis, a Prefeitura de Rio Branco realizou na manhã desta quarta-feira (04) uma ação intensificada de Saúde e Vigilância Epidemiológica na Praça da Juventude, no bairro Cidade Nova.
Com o objetivo de informar a população sobre a doença, orientar sobre as formas de prevenção e conscientizar a respeito dos riscos e necessidades quanto aos cuidados, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), esteve durante todo o dia no local com diversos serviços.
Por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), uma das principais formas de se evitar o contágio é o uso de preservativos. Durante a ação foram distribuídos gratuitamente tanto os masculinos, quanto os femininos. Também foram realizados testes rápidos para detecção da sífilis, do vírus HIV e das Hepatites B e C e distribuídos os autotestes de HIV.
A estimativa é de que os casos de sífilis tenham aumentado em 70% somente no último ano aqui no município de Rio Branco. Por esse motivo, a rede municipal de Saúde tem intensificado as ações de prevenção e combate à doença. A Prefeitura de Rio Branco oferece, por meio das unidades de saúde, os meios de prevenção, os exames diagnósticos e também o tratamento necessário.
“Chegando na unidade não precisa de fila, é livre demanda principalmente a gestante que tem que fazer no primeiro e no terceiro trimestre o teste rápido para detecção da sífilis e, se for detectada, o tratamento é feito na própria unidade, na hora, não tem burocracia nenhuma”, explica Francisca Ribeiro, coordenadora da área de ISTs da Semsa.
Segundo Francisca, aos primeiros sinais, é preciso procurar o atendimento. “Quando a pessoa encontra aqueles carocinhos na região genital, ele não coça, não dói. Se vê alguma diferença, algum raladozinho, qualquer coisa diferente, já procure a unidade de saúde, já faça o teste da sífilis que pode ser, sim”.
São três os tipos de sífilis existentes e, de acordo com os dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, em Rio Branco, no ano de 2022, foram notificados 882 casos de sífilis adquirida, 322 casos de sífilis em gestantes e 35 casos de sífilis congênita, que é a transmitida para o bebê ainda no útero.
Para se ter uma ideia do aumento do número de casos, os dados contabilizados até o final do mês de agosto, portanto bem antes do final do ano, já mostravam 532 casos de sífilis adquirida, 135 casos de sífilis em gestantes e 17 casos de sífilis congênita.
Na tentativa de conter a doença, para que não se alastre ainda mais, as ações de mobilização da campanha ocorrerão durante todo mês de outubro em pontos estratégicos da cidade.
“Essa ação tem início hoje e vai se estender até o final do mês quando a gente vai estar no Terminal, no Shopping Aquiry, com palestras nas escolas, levando as informações de como se proteger dessa doença”, conclui a coordenadora.