Promovendo assistência jurídica integral e gratuita para a população, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do programa “Defensoria Itinerante, cidadania mais perto de você”, esteve presente em três comunidades da capital acreana, neste sábado,30.
Orientações e assistência jurídica na área cível e criminal, consulta processual, retificação de documentos, pensão alimentícia, registro tardio, investigação de paternidade, tutela e curatela, ação de inventário, defesa do consumidor, entre outros atendimentos foram disponibilizados para a comunidade.
A ação que visa garantir o acesso à justiça por meio dos serviços oferecidos foi realizada pelo Núcleo da Cidadania da DPE/AC, em parceria com a Santa Casa da Amazônia, Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Educação (Seme).
“Essa é a nossa missão, além dos atendimentos realizados diariamente também buscamos promover ações itinerantes que levam esses atendimentos até a comunidade, pois sabemos que muitos dos nossos assistidos não possuem condições de ir até a Defensoria, facilitar esse serviço é nosso grande objetivo”, disse o defensor público e coordenador do Núcleo da Cidadania, Celso Araújo.
As atividades do programa Defensoria Itinerante foram somadas com o Projeto Santa Casa na Comunidade, realizado na Escola Municipal José Potyguara, no bairro Calafate, e o Projeto Dia da Família na Escola de Educação Infantil Jessé Santiago e Escola Estadual Boa União, realizados nos bairros Jorge Lavocat e Boa União, respectivamente.
“Eu estou gostando muito e agradeço a cada um de vocês por trazer esses atendimentos pra nós, foi uma ótima oportunidade pra resolver várias coisas, porque eu também estava precisando fazer uma consulta com médico, hoje vou conseguir fazer tudo”, agradeceu a dona de casa Fabiana Silva.
As defensoras públicas Aryne Cunha, Alexa Pinheiro e Bruna Arruda Soares coordenaram os atendimentos itinerantes. A equipe da DPE/AC também foi composta pelas assistentes jurídicas Erica Luana e Anny Karoline, pelos assistentes jurídicos Luiz Felipe, Gustavo Massuqueto e Filipe Rodrigues, com apoio dos servidores do Núcleo da Cidadania, Luciana Souza, Idaiane Maia e Rivelino Castro.