Para garantir a qualidade dos serviços de energia elétrica para os clientes, a Energisa realiza manutenções programadas nas áreas urbanas e rurais do estado. Os desligamentos são necessários para realizar a substituição de postes, troca de componentes em final de vida útil, como cabos e conexões, além de podas de árvores com risco para a rede elétrica.
Durante essas ações, são realizados serviços de poda de árvores, troca de cruzetas, isoladores e outros pontos estruturais que possam levar a desligamentos emergenciais. Por questões técnicas e de segurança da comunidade e dos colaboradores empenhados nas manutenções, há situações específicas em que é necessário o desligamento da rede elétrica durante os procedimentos.
“Nesses casos, a Energisa tem o compromisso de informar os clientes residenciais com 72 horas de antecedência para que tenham ciência do intervalo e se programem para o período em que a rede elétrica estará desligada”, afirma o gerente de construção e manutenção da Energisa Acre, Loureman Azevedo.
Os comunicados de desligamento programado informam as regiões que receberão a melhoria, hora de início e previsão do horário de finalização do serviço. Os clientes têm acesso a essas informações por meio de avisos em rádios locais, do aplicativo Energisa ON e envio de SMS para os números cadastrados na companhia. Por isso, a Energisa reforça a importância de o cliente manter o cadastro atualizado. Vale ressaltar que o desligamento da rede elétrica só ocorre quando for realmente necessário.
O gerente lembra que a rede elétrica é aérea e pode ser afetada por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, a manutenção se transforma em emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede.
“Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os colaboradores quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”, diz.
CANAIS DE ATEDIMENTO
Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android), Agência Virtual www.energisa.com.br , Gisa Whatsapp (www.gisa.energisa.com.br) ou Call center 0800 647 7196.