No local será possível realizar a substituição de lâmpadas, cadastro para troca de geladeira, negociação de débitos, obter orientações sobre consumo consciente e dicas de segurança. O especialista em Eficiência Energética da Energisa Acre, Antonio Carlos Alves, comentou que é a primeira vez este ano que o projeto visita o munícipio.
“Estamos com boas expectativas para as ações. Convidamos a população a visitarem nosso Caminhão e aprender mais sobre a energia elétrica. Além de ser mais uma iniciativa da Energisa para proporcionar mais economia e conforto para a população. A troca das geladeiras e das lâmpadas convencionais pela tecnologia led (que são modernas e econômicas), proporciona redução do consumo de energia para as famílias contempladas”, comentou.
Um verdadeiro sucesso por onde passou. Assim, mostram os números do trabalho realizado pelo projeto Nossa Energia, da Energisa, no primeiro semestre de 2023. Ao todo, foram substituídas quase 4 mil lâmpadas e 199 geladeiras nas ações sociais realizadas pelo Acre.
As lâmpadas de LED proporcionam uma economia de 80% em relação às fluorescentes, e duram três vezes mais. Em relação às incandescentes, duram até 25 vezes mais. E, ainda, não emitem radiação ultravioleta ou poluentes ao meio ambiente, não causam cansaço visual e ainda podem ser recicladas.
Essa troca é possível para quem é beneficiado com o Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, um projeto social que possibilita descontos de até 65% na conta de luz das famílias de baixa renda. Residir em bairros ou comunidades de vulnerabilidade socioeconômica, estar conectada à rede de energia, estar adimplentes com a conta de energia e possuir equipamentos (geladeiras e lâmpadas) antigos para serem substituídos.
“O cliente precisa apresentar um documento pessoal (CPF ou RG), o Número de Identificação Social (NIS) e comprovante de residência (uma conta recente de energia). Cada família poderá receber até seis lâmpadas novas”, explicou Antônio Carlos Alves.
Além disso, o caminhão Nossa Energia
O projeto é parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa Acre, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).