Tempos atrás pregavam a importância de incluir frutas na rotina. Além de ser conhecida pelo alto valor nutricional, consumir fruta era sinônimo de estilo de vida saudável. Algum tempo se passou e as coisas meio que mudaram de significado. De repente fruta mata! Causa cirrose hepática e é o que te impede de emagrecer... SÓ QUE NÃO! E eu não te julgo por ter acreditado nisso, afinal de contas, são tantas informações erradas por aí que fica meio difícil mesmo de saber no que se deve acreditar.
Fruta é peça fundamental em uma alimentação saudável e deve sim ser consumida diariamente. São ricas em nutrientes como vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que são essenciais na proteção das células. Além disso, possuem diferentes fibras alimentares que tendem a retardar o esvaziamento gástrico, promovendo uma maior saciedade.
Mas e aí, Sabrina, fruta engorda? Se o meu objetivo é emagrecimento eu posso mesmo consumi-las? Com toda certeza sim! Não acreditem em terror nutricional. Nenhum alimento de forma isolada tem capacidade de te engordar, tudo depende da sua dieta como um todo.
Uma ótima dica é combinar fruta com uma boa fonte de proteína/gordura (iogurte, abacate, oleaginosas) ou até mesmo com outras fibras (psyllium, chia, linhaça, aveia). Use sua criatividade na hora da combinação! Ao fazer isso você lentificará a absorção dessa fruta, gerando um tempo de saciedade ainda maior.
Consuma frutas diariamente com equilíbrio e sem exageros. Seu intestino, seu corpo e sua pele agradecerão! Se você tem condições de procurar ajuda de um nutricionista, melhor ainda! Ele com certeza saberá te orientar quanto a quantidade ideal para o seu objetivo. Não acredite em tudo que você lê pela internet. Questione tudo, esclareça suas dúvidas com alguém da área. Não tenha medo de comer um alimento tão rico. E por último nunca esqueça: nada engorda, nada emagrece, tudo depende!