A Energisa Acre reforça os cuidados com a energia elétrica, e nesse período de isolamento social, houve aumento significativo de ocorrências relacionadas a objetos na rede elétrica, especialmente causado por pipas.
Quando esses objetos ficam presos aos fios, eles podem ocasionar diversos problemas, como interrupção no fornecimento de energia, choques, incêndios e até mesmo acidentes fatais.
O ideal é que a brincadeira ocorra em locais abertos e afastados da rede elétrica para evitar acidentes. Nunca use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa nos cabos de energia, não tente retirá-la.
Outra ocorrência que tem sido registrada, mas que poderia ser evitada são os acidentes durante manuseio ou instalação de bomba d´água. Esse tipo de procedimento somente deve ser realizado por profissional treinado e habilitado para trabalhar em instalações elétricas.
Durante brincadeiras, pode acontecer de algum objeto arremessado ficar preso na rede elétrica. Por isso, a Energisa recomenda não jogar nenhum item em direção dos fios, como sapatos, cadarços, peças de roupa, cordões, etc.
Quando há chuva ou ventos fortes, as rajadas de vento podem jogar objetos maiores contra a rede elétrica, como placas, lonas e até mesmo árvores. Quando isso acontece, não se aproxime e avise imediatamente a Energisa.
Em casos de objetos na rede, não se aproxime ou toque nos fios. O recomendado é entrar em contato com a distribuidora, por meio de um dos canais de atendimento que são: 0800 647 7196, da Gisa que funciona pelo WhatsApp 68 99233-0341 ou pelo site www.energisa.com.br.
Para brincar de pipa com segurança, confira as orientações da Energisa:
- Procure locais distantes da rede elétrica, como parques e campos abertos;
- Não utilize materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol;
- Nunca tente remover a pipa que tenha ficado enroscada na rede elétrica. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;
- Não solte pipa próximo a ruas e avenidas. A linha pode ser perigosa para os condutores, causando, principalmente, acidentes com motos e bicicletas;
- Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes.