Durante sessão plenária realizada na manhã desta sexta-feira, 31, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, desembargador Adair Longuini, apresentou os dados do recadastramento biométrico em Rio Branco, cujo prazo final é 1º de março.
Aproximadamente 175 mil eleitores, de um total de 230 mil, realizaram o recadastramento em um período de nove meses de convocação. A menos de 30 dias para o prazo final do procedimento, mais de 55 mil eleitores ainda não buscaram atendimento. A administração do órgão estima o cancelamento de mais de 20 mil títulos.
O presidente ressaltou ainda que a meta da Justiça Eleitoral em todas as cidades brasileiras onde está havendo recadastramento biométrico é atingir 100% dos eleitores. No entanto, para validação das eleições biométricas é necessário atingir 80% do eleitorado.
“Estamos próximos dos 80%, o que significa que teremos eleições biométricas em Rio Branco. Aqueles eleitores que não passarem pelo recadastramento terão o título cancelado e não votarão das eleições de 2014”, alerta.