O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) registrou na ultima semana aumento do número de atendimento biométrico em Rio Branco. Os números aumentaram devido a proximidade da data de enceramento do prazo, que é fevereiro. A procura pelo atendimento, que até então era em média de 800 por dia, cresceu para 1.200, porém o numero ainda é considerado baixo pelo TRE, que possui capacidade de atender até 1.900 eleitores por dia.
Desde o inicio do prazo do recadastramento biométrico, há nove meses, o TRE recomendou aos eleitores que não deixassem para procurar o serviço nos últimos dias, evitando filas e demora no atendimento. Mesmo assim, faltando 35 dias úteis para o final do prazo para o recadastramento biométrico na Capital, mais de 70 mil eleitores ainda não realizaram o procedimento.
A orientação do tribunal é para que os cidadãos procurem o atendimento o quanto antes. O eleitor que perder o prazo do recadastramento terá o título cancelado e só poderá se regularizar em novembro.
Para fazer o recadastramento é necessário que o eleitor leve um documento com foto e informe o endereço residencial completo. Eleitores do sexo masculino que irão tirar o título pela primeira vez devem apresentar certificado de reservista.
Os eleitores podem procurar os pontos de atendimento do Tribunal de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, no prédio do TRE-AC, no centro, próximo ao Terminal Urbano; no Fórum Eleitoral de Rio Branco, em frente ao TRE-AC; no Detran, em frente ao 7º BEC; na OCA – Central de serviço Público, no Centro de 7h às 17h.
No shopping o atendimento é feito das 10h às 22 horas, de segunda a sábado, e de 12h às 22h aos domingos. O atendimento móvel com uso de ônibus é feito em pontos estratégicos de Rio Branco. O Tribunal está ainda realizando o recadastramento biométrico aos sábados, no prédio da Avenida Ceará n. 861, no Centro, próximo ao Terminal Urbano,de 8h às 12 horas, esse atendimento pode ainda ser agendado no site do TRE-AC.
Vanessa Alves/Ascom TRE-AC