Do total de 230 mil eleitores que votam na capital, 67 mil ainda não procuraram os postos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) para fazer o recadastramento biométrico. Em virtude desse número e da proximidade da data de enceramento do prazo, a administração do TRE estima que cerca de 30 mil títulos sejam cancelados em Rio Branco.
O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores maiores de 18 anos que votam na capital, inclusive os maiores de 70 anos, cujo voto é facultativo. Quem tiver o título cancelado não poderá votar nas eleições de 2014 e a regularização do documento só será possível a partir de novembro.
O cancelamento do título causa uma série de impedimentos ao cidadão, como por exemplo, a impossibilidade de tirar documento de identidade ou passaporte, solicitar CPF, tomar posse em cargo público, fazer inscrição em universidades, obter empréstimos em bancos oficiais. Pode ainda causar restrições no CPF, e como consequência, os que são assistidos por programas sociais, como o bolsa família, ou que recebem pensão ou aposentadoria, terão dificuldades em manter o benefício.
Para fazer o recadastramento é necessário que o eleitor leve um documento com foto e informe o endereço residencial completo. Eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez devem apresentar certificado de reservista.
Os eleitores podem procurar os pontos de atendimento do Tribunal de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, no prédio do TRE-AC, no centro, próximo ao Terminal Urbano; no Fórum Eleitoral de Rio Branco, em frente ao TRE-AC; no Detran, em frente ao 7º BEC; na Fundação Hospitalar do Acre; na OCA – Central de serviço Público, no Centro de 7h às 17h.
No shopping o atendimento é feito das 10h às 22 horas, de segunda a sábado, e de 12h às 22h aos domingos. O Tribunal está ainda realizando o recadastramento biométrico aos sábados, no prédio da Avenida Ceará n. 861, no Centro, próximo ao Terminal Urbano,de 8h às 12 horas.Esse atendimento pode ainda ser agendado no site do TRE-AC: www.tre-ac.jus.br.
(Vanessa Alves/Ascom TRE-AC)