O Instituto Federal do Acre destina mais da metade de suas vagas para ações afirmativas. Para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que está aberto para o preenchimento neste primeiro semestre de 2014, de 360 vagas de ensino superior nas modalidades tecnológico e licenciatura em quatro municípios do Estado 198 são específicas.
Pessoas que foram certificadas em escolas públicas, pelo Exame do Ensino Médio Nacional – ENEM ou pela Certificação de Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA terão 50% das vagas. Destas, 5% para os que não se declaram afrodescendente, provenientes de povos indígenas ou pardos e tenham renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita e 5% para os que não se declaram destas etnias, mas possuem renda superior a 1,5 salário mínimo. Das vagas afirmativas 20% são destinadas para os que se autodeclaram afrodescendentes, indígenas ou pardos e tenham renda bruta familiar menor ou igual a 1,5 salário mínimo e outras 20% para quem se autodeclara destas etnias e possuem renda maior que 1,5 salário mínimo.
As outras 5% das vagas são voltadas ainda para pessoas com necessidades específicas, independente da declaração de origem étnica ou renda per capita.
Das 360 vagas do SISU oferecidas pelo IFAC para este primeiro semestre, 162 são para a ampla concorrência.
O IFAC está oferecendo nove turmas de cursos superiores pelo SISU neste primeiro semestre, abrangendo os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri.