MPAC notifica Sesacre sobre prazo de agendamentos para cirurgias

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, abriu inquérito civil para investigar denúncias de pacientes sobre a demora nos agendamentos para cirurgias eletivas nas redes de Saúde do Acre.

O Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Glaucio Ney Shiroma Oshiro, notificou a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para prestar esclarecimentos sobre contrato firmado com o Hospital Santa Juliana para efeito de cirurgias eletivas. Essas cirurgias, geralmente, são realizadas após diversos exames, que são feitos para obter as melhores condições de saúde do paciente e com data para o procedimento ser realizado.

Além da cópia do contrato com as duas instituições, o Promotor pede informações sobre a existência de parâmetros objetivos ou protocolos para o agendamento e, não havendo, se há intenção de adotá-los e em qual prazo.

O Hospital das Clínicas também precisará prestar esclarecimentos ao MPAC sobre os critérios para o agendamento de cirurgias nas mais variadas especialidades e se esses critérios estão normatizados. O modo de proceder aos agendamentos e em quais casos as cirurgias são referenciadas no Hospital Santa Juliana são outras informações solicitadas pelo MPAC.

Caso as informações se confirmem, considerando que a saúde é direito fundamental do ser humano, o MPAC poderá tomar as medidas judiciais cabíveis na questão.
Victor Augusto

Prazer, Victor Augusto, 37 anos, acreano, jornalista e académico de direito. Por isso, criei este espaço onde compartilho minhas experiências e aprendizados. Afinal, acredito que conhecimento deve ser diário para nossa evolução. Por aqui, abordo assuntos sobre estilo de vida, com ênfase em levar uma vida baseada na informação, já que é minha área de formação e atuação.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem