Delegação do IFAC viaja ao Peru para realizar visitas a instituições de ensino

Uma delegação composta pela reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC), profa. Rosana Cavalcante dos Santos, e servidores da Pró-reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação (PROINP), da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e do Centro de Idiomas, visitam, no período de 13 a 21 de agosto, cinco instituições de ensino superior no Peru.

As visitas têm como objetivo realizar parcerias nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, por meio de assinatura de Protocolo de Intenções. A seleção das instituições baseou-se na atuação em áreas similares do IFAC, considerando os eixos educacionais, de pesquisa e de extensão.

Serão visitados o Instituto de Educación Superior Tecnológico Público Jorge Basadre Grohman (Puerto Maldonado), a Universidad Nacional Amazônica de Madre de Dios (Puerto Maldonado), a Universidade Nacional Agrária La Molina, a Universidade Nacional Mayor de San Marcos (Lima) e a Universidad Nacional Del Callao (Lima).

A reitora Rosana Cavalcante dos Santos destaca que as instituições peruanas que serão visitadas são reconhecidamente notáveis na produção do saber, dispõem de grande infraestrutura, têm sedimentado tanto mestrado quanto doutorado em diversas linhas de pesquisas, com eixos de atuação semelhantes ao IFAC.

Além disso, enfatiza a reitora, as visitas seguem orientações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) que estabelece a realização de parcerias com os países da América do Sul, visando fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e fortalecer a interconexão cultural.

Cônsul do Peru no IFAC - Na segunda-feira, 8, a reitora e gestores do IFAC receberam o Cônsul do Peru no Acre, Félix Gérman Vásquez Solis, para conhecer as ações a serem desenvolvidas naquele país.

O Cônsul foi recebido pela reitora Rosana Cavalcante dos Santos e pelos Pró-reitores Fábio Storch, Lucilene Acácio, Pedro Plese, José Claudemir; pela representante da PRODIN, Neiva Feitoza; pelo Procurador Breno Fonseca; pelo diretor de Comunicação, Marcelo Florentino; e pela diretora de Relações Internacionais, Iliane Tecchio.

Durante a visita a reitora fez uma síntese do funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro, com destaque para a criação dos Institutos Federais, além de demonstrar a infraestrutura dos seis campi do IFAC, instalados nas regionais do Estado, além dos cursos oferecidos.

Ao final da apresentação a reitora informou ao Cônsul os objetivos da viagem ao Peru, com destaque para a capacitação de professores do Centro de Idiomas do IFAC, formação de grupos de pesquisas, intercâmbio para qualificar servidores, vagas para mestrados e doutorados, dentre outras ações.

Parcerias com o Brasil – O Cônsul Félix Vásquez disse que essa integração com o Instituto Federal do Acre faz parte da política do país que faz fronteira com o Brasil destacando que, em 2009, foi assinado o “Acordo-Quadro entre a República Federativa do Brasil e a República do Peru sobre localidades fronteiriças vinculadas” para o desenvolvimento de parcerias entre os dois países.

O Cônsul enfatizou que o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, por ter residido em áreas fronteiriças tem dado total apoio às iniciativas de acordos e parcerias com instituições brasileiras, a exemplo do que já vem ocorrendo com universidades do Mato Grosso.

Após a visita à Reitoria o Cônsul visitou o Campus Rio Branco, acompanhado pelo Pró-reitor de Extensão, prof. Fábio Storch, pela diretora de Relações Internacionais, Iliane Tecchio, além de diretores daquela unidade. No auditório participou de encontro com alunos e visitou laboratórios de informática, a biblioteca e o Centro de Idiomas.

Comentários